domingo, 12 de julho de 2009

Mais um dia importante - Live Aid...


Por Silvia Elena

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Rock, não há como deixar passar... É preciso deixar registrado cada vez mais o significado da história desse dia tão grandioso!!!

Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof (vocalista da banda The Boomtown Rats¹), organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid² - uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial.

Além de contar com nomes de peso da música internacional, o Live Aid tinha um teor mais elevado, que era a tentativa nobre de conseguir fundos para que a miséria e a fome na África pudessem ser minimizadas.

Dois shows foram realizados, sendo um no Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e outro no JFK Stadium na Filadélfia (EUA).

Os shows traziam um elenco de grandes estrelas como: Paul McCartney, The Who, Elton John, The Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath (com Ozzy), Run DMC, Sting, Brian Adams, U2 (um dos momentos mais marcantes³), Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, The Cars, The Four Tops, Beach Boys, Status Quo, INXS, Loudness, Judas Priest, Phil Collins e muitos outros.

Phil Collins abriu o show nos EUA e na sequência, voou para Londres para fechar o festival...

Os shows alcançaram pela TV uma audiência de bilhões de telespectadores em todo o planeta.

Ao contrário do festival Woodstock, o Live Aid (tanto o I como o II), conseguiram tocar não somente as mentes e os bolsos das pessoas, mas também os corações.

No show da Filadélfia, Joan Baez abriu o evento executando "Amazing Grace", com as pessoas cantando em coro o trecho "eu estava perdido e agora me encontrei, eu estava cego e agora consigo ver".

Este show marcou também a única reunião dos três sobreviventes da banda Led Zeppelin, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, com a presença ilustre de Phil Collins na bateria.

No final deste show, Mick Jagger e Tina Turner, cantaram juntos "State of Shock" e "It's Only Rock and Roll", com Daryl Hall, John Oates e os ex-integrantes dos Temptations, David Ruffin e Eddie Kendrichs fazendo os backing vocals. Foi realmente um momento único na história do ROCK.

O Live Aid conseguiu em 16 horas de show acumular cerca de 100 milhões de dólares, totalmente destinado ao povo faminto e miserável da África.

Ambos os eventos principais do concerto terminaram com seus respectivos hinos anti-fome, o "Do They Know It's Christmas?" da Band Aid no Reino Unido e "We Are The World" (canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie), do USA For Africa.


Curiosidades:

¹- The Boomtown Rats (1975-1984) foram um grupo de punk rock/new wave liderado pelo vocalista Bob Geldof que veio se tornou conhecido por organizar shows beneficentes, tais como Live Aid, Band Aid (com a intenção de ajudar as vítimas da fome na Etiópia) e Hands Across America (com intenção de ajudar os sem-teto dos Estados Unidos).

²- Live Aid foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos, estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo. Nos shows a vivo a presença de uma platéia de aproximadamente 82.000 pessoas em Wembley Stadium de Londres e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia, aproximadamente 99.000 pessoas. Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e Japão.

³- Um dos momentos mais marcantes do concerto foi a apresentação do U2 que, na época, não passava de uma banda como qualquer outra. A partir dessa apresentação, a banda irlandesa despontou como um dos maiores ícones do rock mundial e Bono se tornou o principal nome da causa.

- Joan Baez é uma cantora norte americana de folk, conhecida por seu estilo vocal distinto e opiniões políticas apresentadas abertamente.


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/Live-Aid
http://www.portaldorock.com.br/liveaid.htm
http://hitnarede.com/2008/07/live-aid-o-berco-do-dia-mundial-do-rock/
http://territorio.terra.com.br/canais/rockonline/

Um comentário:

  1. Admiro e curto vários dos artistas e bandas que participaram desse MegaShow.
    Sem dúvida, a minha banda preferida é U2.
    Inclusive, coincidência ou não,
    a música de apresentação da banda no
    Live Aid, é por sinal a música que eu também mais gosto.
    O nome da música é BAD.

    "If you twist and turn away.
    If you tear yourself in two again.
    If I could, yes I would
    If I could, I would let it go.
    Surrender, dislocate.

    If I could throw this lifeless life-line to the wind.
    Leave this heart of clay, see you walk, walk away
    Into the night, and through the rain
    Into the half light and through the flame.

    If I could, through myself, set your spirit free
    I'd lead your heart away, see you break, break away
    Into the light and to the day.

    To let it go and so to find a way.
    To let it go and so find a way.
    I'm wide awake.
    I'm wide awake, wide awake.
    I'm not sleeping."

    ResponderExcluir