segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sebastião Salgado* - Fotos que falam...







*Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés, 8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar.

Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.

Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho.

Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, "a Imagens da Amazônia" , que representa o fotógrafo e seu trabalho. Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado vivem atualmente em Paris, sendo ela a autora do projeto gráfico da maioria de seus livros.


Prêmios:
- Prêmio Príncipe de Asturias das Artes, 1998
- Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária
- Prêmio World Press Photo
- The Maine Photographic Workshop ao melhor livro foto-documental
- Eleito membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciência nos Estados Unidos
- Prêmio pela publicação do livro Trabalhadores
- Medalha de prata Art Directors Oub nos Estados Unidos
- Prêmio Overseas Press Oub America
- Alfred Eisenstaedt Award pela Magazine Photography
- Prêmio Unesco categoria cultural no Brasil


Bibliografia:
- Trabalhadores (1996)
- Terra (1997)
- Serra Pelada (1999)
- Outras Américas (1999)
- Retratos de Crianças do Êxodo (2000)
- Êxodos (2000) ISBN 8571649340
- O Fim do Pólio (2003)
- Um Incerto Estado de Graça (2004)
- O Berço da Desigualdade (2005)

Fontes:
* http://pt.wikipedia.org/wiki/Sebastião_Salgado
* Amazonas Images /A agência de notícias de Sebastião Salgado - http://amazonasimages.com/
* Lista de prêmios e distinções conquistadas pelo fotógrafo - http://amazonasimages.com/aboutsalg_pg.html
* Instituto Terra Instituto de Educação Ambiental e Reflorestamento da Mata Atlântica criado por Sebastião Salgado e sua mulher, Lélia Wanick Salgado, presidente da instituição - http://www.institutoterra.org/index2.htm

5 comentários:

  1. Comentário recebido por e-mail:

    Date: Sun, 30 Aug 2009 11:21:50 -0300
    Subject: África
    To: alemdoqueseouve@hotmail.com

    Olá Silvia entrei no seu www.alemdoqueseouve.blogspot.com e sempre penso na miséria na Africa. Quais reais fatores que influênciam tanta miséria. Pois sei que todos os países tem suas vantagens comparativas, isto é recusos naturais. No Brasil minério de ferro, turismo e abundante recursos naturais. ( muito alimento pais tropical o Brasil é bem posicionado no globo variedade de vegetais, muito sol e fotossíntese abundância de variedades de espécies vegetais e animais, favorecimento da agricultura). Exemplo de vantagem comparativa Coréia e Japão e outros não possui matéria prima abundante e sim conhecimento que exportam para o mundo todo. Argentina carne bovina, couro o trigo e outros recursos, turismo também. Na África quais são as correntes que forçam tanta miséria? Preconceito, fortalecimento da cultura, pois se todos os países tem suas vantagens comparativas a África também tem em meu olhar humilde e economicamente falando suas riquezas naturais como diamantes e petróleo e seu povo com tanta cultura e nós se interessamos pela Savana e animais incríveis somente. Que podemos pensar numa revolução pacífica incentivar a agricultura famíliar, numa visão regional de inicio e incentivar o plantio e jamais pegar em armas.
    Tenho visto que os mesmos se empenham em futebol eu gosto muito e jogo todo final de semana, mas é preciso mais. Em angola só assistem nossas novelas o correto é seria incentivar a agricultura de sobrevivência no inicio e depois de forma comercial interna. Mas quem se interessa? Em sua visão de assistente social o que diria sobre esta questão de miséria na África?

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  2. Resposta do comentário enviada por e-mail:

    From: alemdoqueseouve@hotmail.com
    Subject: RE: África
    Date: Fri, 3 Sep 2009 19:35:00 +0300

    Olá, tudo bem?

    Realmente, temos muitas vantagens com relação aos recursos naturais. Comecemos então, falando um pouco sobre isso.

    Há alguns anos foi divulgada uma matéria dizendo que o maior problema da África é de ordem geográfica. A justificativa seria devido ao número de países sem saída para o mar e com pequenas populações, do que em qualquer outra região do planeta.

    Alegaram que isso impede o crescimento, devido o "encarecimento" das exportações e limitando assim os investimentos por parte de outros países. Na época (não me lembro bem o ano da divulgação, mas já faz algum tempo), os números acusavam que 33 dos 55 países do Continente Africano eram considerados pequenos ou sem acesso ao mar.

    No caso da África do Sul (país mais desenvolvido do continente), grande parte da riqueza foi extraída das minas de ouro, que por sinal também ficam distantes do litoral. Alegaram também que sua maior cidade (Johanesburgo), não tem nem um rio navegável.

    Seria somente esse o problema?

    Não podemos esquecer o fato da África estar envolvida com os fatores epidemiológicos de AIDS e Malária. Apesar de tudo isso, outro fator é o grande crescimento demográfico do país. Ou seja, esse crescimento é muito mais rápido que o econômico, fazendo com que o número de pessoas desempregadas e sem capacitação aumente as estatísticas do
    desemprego e da fome. Não acredito que sejam somente esses os fatores. É de conhecimento público que muitos países africanos sofrem também com problemas de ordem governamental (corrupção e violência - conflitos armados).

    Bem, falei um pouco sobre a África. Vamos agora, ao Brasil...

    O nosso país é literalmente privilegiado. Como diz a música: "Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza..." E??????

    Não trocaria o Brasil por nada, mas não posso fechar os olhos para tudo o que está acontecendo. Temos sim, comida em abundância, mas quantos brasileiros ainda não passam fome? Quantos ainda não têm acesso a qualquer tipo de educação?

    Bolsa Família? O que é isso companheiro?

    Não quero entrar muito neste mérito, mas para mim não é tão positiva quanto a maioria da população imagina. Conheço pessoas que acham que se trata de um verdadeiro milagre! Enfim...

    Não posso deixar de escrever algo sobre este assunto – Vide trecho de um artigo publicado no Estadão em 20/07/2009 – Por: Ricardo Brandt:

    Renda maior não alavanca o NE - Estudo inédito da FGV mostra que qualidade de vida não foi beneficiada pelo ganho maior das famílias da região.

    "A renda da população do Nordeste, região mais carente do Brasil, cresceu nos últimos anos impulsionada pelo fortalecimento da economia nacional e pelos programas de transferência de recursos como o Bolsa-Família. O dado negativo é que isso não refletiu em melhora na qualidade de vida das pessoas que apenas sobrevivem nesses Estados e nem contribuiu para um desenvolvimento local sustentável..."

    Veja só temos um país rico em inúmeros sentidos, podemos não ser uma África, mas também temos problemas como: desigualdade social, direitos humanos, injustiças, violência, pobreza e miséria, problemas raciais, tráfico, entre muitos outros.


    Continua...

    ResponderExcluir
  3. Continuação...

    Quanto ao futebol, confesso que adoro esse esporte, mas também acabou virando uma fábrica de fazer dinheiro... Mesmo assim, acredito na força que ele pode causar no sentido de educação (disciplina – neste caso estou falando do resultado da prática de vários esportes aplicados em projetos, sendo o futebol um dos principais).

    Então o que dizer? Como assistente social tenho uma visão muito clara sobre tudo isso. Infelizmente não tenho força para mudar todo o cenário, mas com certeza, faço uso da "minha pouca força" em tudo aquilo que possa fazer diferença.

    Se todos pensassem um pouco mais em querer fazer um pouco, talvez a crises poderiam ser minimizadas. O problema é que a maioria acha melhor encarar da seguinte forma: “isso não é problema meu”, mas é sim! Afinal, o dinheiro que paga os seus impostos e os meus, são nada mais nada menos do que fruto do nosso “árduo” trabalho.

    Afinal, desde que o mundo é mundo, todos conhecem o ditado de que a união faz a força não é mesmo? Vou terminar com outra pergunta: Se todos dessem as mãos, quem puxaria o gatilho?

    Como você mesmo disse: Quem se interessa? São poucos meu caro, são poucos!!!

    Espero ter respondido.
    Obrigada e abraço!

    Silvia

    ResponderExcluir
  4. entrei no se blog por acaso , gostei muito é lúdico Regina Bittencourt parabens

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina,
    Que legal... Muito obrigada!
    Abraço:)

    ResponderExcluir