quinta-feira, 30 de abril de 2009

Flor de Lótus ou de Lis - Beleza, Mistério e Energia


Por Silvia Elena

A flor de Lótus (também conhecida como flor de Lis) é venerada na Índia e no Japão. Para alguns, a imagem da flor simboliza elevação e expansão espiritual, para outros, está relacionada à criação do universo. Para os Chineses, está relacionada ao passado, ao presente e ao futuro, simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar.

Há quem acredita que nas práticas meditativas, muitos monges e budistas imaginam flores de lótus surgindo debaixo de seus pés enquanto andam. Desta forma, estariam espalhando o amor e a compaixão de Buda simbolizados pela flor.

Em resumo, acredita-se que "as pétalas da Flor de Lótus abrem-se para o sol como a nossa alma se abre para a energia divina. O lótus fecha-se ao anoitecer e submerge na água, para ao amanhecer emergir e florescer novamente, como que prestando homenagem ao sol nascente. Esta flor converteu-se no símbolo natural do sol, da criação e do renascimento." (frase de apresentação/abertura do site: www.flordelotus.eu/)

Independente de sua simbologia, esta flor é um mistério até para a ciência. A semente de Lótus pode, ficar até mais de 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então irá mostrar suas imaculadas e luminosas pétalas. Outro mistério para a ciência é o fato de suas pétalas, serem autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras.

É também a única planta que regula seu calor interno (por volta de 35º), a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e quando morrem, suas pétalas não caem, apenas secam.

Flor de lótus... Flor de lis
Beleza efêmera
Fugaz, que fascina
Símbolo de pureza
Sublime presente
De origem divina.

(Poesia: desconheço o autor)

2 comentários: