sexta-feira, 24 de abril de 2009

Além do que se ouve...

Saber ouvir é uma arte. É tão importante quanto saber falar. Ambos os sentidos, na verdade devem caminhar lado a lado. Saber ouvir é uma atitude de paciência. Quantas vezes nos impacientamos e nos pegamos tirando conclusões precipitadas ou respondendo antes que a pessoa com quem falamos termine o que está expondo?!

Paralisamos o que o outro está tentando dizer, por meio de nossa expressão facial de reprovação ao menosprezo. Chegamos até mesmo a interromper o raciocínio do nosso interlocutor em favor do nosso ponto de vista.

Em outros momentos, fingimos ouvir o que a pessoa diz, quando na verdade, nossos pensamentos estão longe, perdidos, voltados a outros assuntos totalmente distintos. Estamos tão ocupados e ansiosos, que somos incapazes de perceber o que os outros tentam nos dizer. Quem de nós costuma "dar ouvidos" às palavras das crianças? Geralmente achamos que o que elas dizem são tolices.

Com tudo isso, deixamos de perceber coisas importantes como o sentimento das pessoas que nos cercam e até mesmo grandes idéias que podem nos trazer benefícios extraordinários. Por não sabermos ouvir, podemos tomar decisões erradas e nos afastar de nossos próprios interesses.

Permitamos, portanto, ouvir a nossa voz interior, as intuições que são "sopradas" aos nossos ouvidos, pois cada um de nós possui várias entidades dentro de si, que constituem nossa essência. Essas partes que determinam a nossa espiritualidade estão contidas em nossos aspectos principais: o masculino e o feminino.

Somos portanto, seres bipolares. O masculino não vive sem o feminino e vice-versa, ambos convivem entre si e fora de si constantemente. Essas duas partes equilibram a essência: a razão e a emoção; a praticidade e a sensibilidade; a objetividade e o detalhismo, enfim, pólos que se atraem e formam em si o Todo.

Texto: Cláudio Roque Buono Ferreira / Wagner Veneziani Costa


Um comentário:

  1. Silvinha, não sabia que vc tb estava por aqui... incrível! Adorei o título e vou fuçar mais coisas. Espero que vc esteja bem!!! Escrever é uma terapia!!!!!!!!!!!!!Parabéns e que este espaço seja criativo, inspirador, catártico, enfim, transformador! Bjão!

    ResponderExcluir