segunda-feira, 15 de junho de 2009

Realismo ou idealismo? Um pouco dos dois...


Por Silvia Elena

Tanto tempo já se passou... e o homem ainda continua na luta interminável de conquistar os seus verdadeiros ideais. Independente da linha do tempo, uma coisa é certa, não é muito fácil quando se trata de definirmos o que é realismo e idealismo. Afinal, acredito que somos um pouco dos dois... Digamos que para o nosso equilíbrio é necessário um pouco dessas duas essências!!! E assim, a reflexão continua...

Vamos voltar um pouco na história, tentando entender através da explicação de Leonardo Boff um pouco da expressão de dois importantes filósofos.

Em seu livro: A Águia e a Galinha, ele escreve:

“Concluamos esta reflexão com a evocação de um famoso quadro do pintor renascentista Rafael¹, A Escola de Atenas (vide quadro acima), pintado em 1510. Aí se representam duas figuras decisivas para o paradigma ocidental: Platão² e Aristóteles³. Além de serem dois filósofos maiores, são expressões de dois modos de ser e de duas filosofias de vida: o realismo e o idealismo, a águia e a galinha.

Platão aponta com uma das mãos para cima, para o ideal, para o céu. Com a outra, segura o livro TIMEU onde expõe a primazia das ideias sobre a realidade sensível. É o homem do mundo ideal, da essência perfeita de cada ser, da utopia, dos grandes sonhos, da abertura infinita do ser humano: a águia.

Aristóteles, ao contrário, aponta para baixo, para a realidade empírica, para a terra. Segura o livro da ÉTICA, no qual apresenta os princípios orientadores para a prática humana rumo à felicidade. É o homem do realismo, dos projetos viáveis, do caminho bem definido, da prática concreta: a galinha.

Ambos tem sua razão de ser. Somente integrando Platão e Aristóteles, céu e terra, real e ideal, águia e galinha, a vida poderá caminhar com os dois pés: um firme no chão e outro levantado, como quem anda para frente na direção certa.”


¹ Rafael (1483 – 1520): pintor renascentista italiano, chefe de construção da Basílica de São Pedro do Vaticano. Seus quadros mais famosos são: Madonna Colonna e a Escola de Atenas.

² Platão (427 – 347 aC): filósofo grego, fundador do platonismo, tendência que dá primazia as ideias e aos ideais sobre a realidade concreta

³ Aristóteles (384 – 322 aC): filósofo grego, fundador de um sistema completo, que inspira o pensamento universal até os dias de hoje. Acentua o primado da realidade sensível sobre as ideias. Vê todos os seres como concretizações diferentes do Ser, sendo constituídos pela forma (essência universal) que se particulariza pela matéria.


Fontes:
- A Águia e A Galinha – Uma metáfora da condição humana, Leonardo Boff – Petrópolis (RJ), Ed. Vozes, 1997.
- Só Filosofia: www.filosofia.com.br

2 comentários:

  1. Nossa, que coincidência (ou não), acabei de escrever a entrevista com o Boff. Eu estive uma hora com ele - pasme!! hahaha que honra. Fui lavado por ele. Sil, é bom ter certa medida de realismo e idealismo. Ultimamente to entorpecido por idealismo, o que as vezes prejudica. Ahhhhh a metáfora da águia é perfeita!! ;) "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com ASAS COMO ÁGUIAS; correrão, e não se cansarão;caminharão, e não se fatigarão". Isaías 40:31 ". Kisses

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo D.Donson,
    Com certeza uma honra!!! Nossa, eu ia simplesmente amar poder estar pertinho dele pelo menos uma vez... Acho que gostaria de perguntar tanta coisa, que acabaria perguntando absolutamente nada!!! (rsrs)
    Ah! meu querido, estamos então entorpecidos, mas pelo que sei (ou melhor, nós sabemos), acredito que esse nosso entorpecimento está sendo saudável para o nosso crescimento - pelo menos até agora (rsrs - again).
    Mas entendo "perfeitamente" o que você quer dizer...
    Mudando um pouco de assunto, você sabe que ainda sou filhote, quando o assunto é teologia, mas não posso deixar de fazer um paralelo ao seu comentário sobre Isaías... Estava estudando há alguns dias, e me deparei com a seguinte explicação:
    A Escritura diz também que “à Mulher foram dadas duas asas de grande águia” (Ap 12,14-17).
    No entanto, encontrei estudos que explicam que: a Bíblia refere-se muitas vezes a esta simbologia para referir-se ao cuidado que Deus tem em encaminhar-nos para junto Dele (cf. Ex 19,4), pois a águia é a ave que voa mais alto (cf. Ab 1,4; Pr 30,19), seu voo simboliza a jornada para o Céu (cf. Pr 23,5).
    Então se filosofarmos um pouquinho mais, ou seja, acho que Platão era mais do que um filósofo, era um visionário!!!???
    See you tomorrow! Kisses

    ResponderExcluir