quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A arte da convivência...


Por Roberto Shinyashiki

"As pessoas estão perdendo a habilidade de dialogar e de conhecer o outro. Elas ouvem, mas não escutam; falam, mas não se deixam conhecer; esbarram-se, mas não se veem; e uma multidão caminha solitariamente em direção a lugar nenhum. Conviver é uma arte tão sutil quanto a música, a literatura, a pintura ou o teatro e que poucos aprenderam a dominar. [...]

A dificuldade de entrar no mundo alheio está criando uma geração de pessoas impacientes e distantes. Ao perdermos a generosidade de respeitar diferentes pontos de vista, transformamos os casamentos e os negócios em verdadeiros campos de batalha, em que o outro passa a ser o inimigo."


*Roberto Shinyashiki: é médico (Psiquiatra), com pós-graduação em Gestão de Negócios (MBA - USP) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP).

Nascido em Santos (SP), de origem humilde, Roberto Shinyashiki é um entusiasta da capacidade do ser humano em realizar seus sonhos e ser feliz, procurando estimular a reflexão sobre a busca do sucesso e do equilíbrio pessoal. Como escritor e conferencista internacional, Roberto é colaborador assíduo em programas de televisão, rádio e importantes revistas do país.

É autor de diversos best-sellers: O sucesso é ser feliz, A Carícia Essencial – Uma Psicologia do Afeto, A coragem de confiar, A Revolução dos Campeões, Sempre em Frente, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade – Pessoas Comuns Que Vivem Sua Essência, entre outros.

Fontes:
Artigos: www.shinyashiki.com.br
Blog: http://shinyashiki.uol.com.br/

2 comentários:

  1. O ser humano está perdendo muitas outras oportunidades: a oportunidade de amar e deixar ser amado, a oportunidade de perdoar para ser perdoado, de conviver com o melhor que a vida pode dar. Acho que é por isso que existem tantas doenças desconhecidas e pessoas doentes, para não dizer infelizes.
    Passo sempre por aqui e gosto muito.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Obrigada! Que bom que você está gostando.
    É, digamos que estamos nos abandonando...
    O problema é que a partir desta atitude conosco, acabamos abandonando as pessoas importantes para as nossas vidas.

    Fico pensando... como será o mundo daqui uns 10 ou 15 anos? Estamos perdendo a direção do que é sincero, sensível e concreto.

    Digo sincero, por hoje a maioria pensa em si próprio. Quanto ao sensível, a maioria também tem medo de expor seus sentimentos achando que pode ser interpretado como um sinal de fraqueza. Sobre o concreto, estamos perdendo a noção devido as "falsas" promessas que o poder desejado "também" pela maioria proporciona.

    Toda esta parafernalha de ações e reações, acaba nos levando para o abismo da frustração e da desilusão. Somando tudo, temos o resultado: INFELICIDADE!

    Daí então, pós somatizações... surgem as doenças. E assim caminha a humanidade...!!!???

    Obrigada mais uma vez e volte sempre...
    Abraço:)

    ResponderExcluir