segunda-feira, 24 de maio de 2010

Recomeço...


"Tudo tem seu apogeu e seu declínio.
É natural que seja assim,
todavia, quando tudo parece convergir
para o que supomos o nada,
eis que a vida ressurge,
triunfante e bela.
Novas folhas, novas flores,
na infinita benção do recomeço!

(Chico Xavier*)



*Francisco Cândido Xavier, nasceu em Pedro Leopoldo (região metropolitana de Belo Horizonte) em 02/04/1910 e faleceu em Uberaba, 30/06/2002. Mais conhecido popularmente por Chico Xavier, notabilizou-se como médium e célebre divulgador do Espiritismo no Brasil.

Nascido de uma família pobre, foi educado na fé católica. Chico teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, após fenômeno obsessivo verificado com uma de suas irmãs. Passa então a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, somente ganhou maior clareza em finais de 1931.

O seu nome de batismo era Francisco de Paula Cândido e foi dado em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que rompeu com o catolicismo e escreveu seus primeiros livros e mudado oficialmente em abril de 1966, quando realizou sua segunda viagem aos Estados Unidos.

O mais conhecido dos espíritas brasileiros contribuiu para expandir o movimento espírita brasileiro e encorajá-los a revelarem sua adesão à doutrina sistematizada por Allan Kardec.

Sua credibilidade serviu de incentivo para que médiuns espíritas e não-espíritas realizassem trabalhos espirituais abertos ao público. Chico é lembrado principalmente por suas obras assistenciais em Uberaba, cidade onde faleceu. Na década de 1970 passou a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier
http://www.chicoxavieruberaba.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário