quarta-feira, 17 de março de 2010

Deus...


"Deus é o eco das montanhas,
o alvoroço das despedidas,
o cochichas dos homens,
a tagarelice das crianças,
o 'om' que flutua por toda a parte."

(Sai Baba*)


*Baghavan Sri Sathya Sai Baba, pseudônimo de Sathya Narayana Raju. Sai Baba é um guru indiano, considerado por muitos como um Avatar (encarnação numa forma humana de um ser divino).

2 comentários:

  1. Comentário recebido por e-mail:

    Date: Mon, 11 May 2010 13:51:50 -0300
    Subject: Deus
    To: alemdoqueseouve@hotmail.com


    Olá,
    Adoro passar por aqui. Mas será que você pode explicar o que significa om?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Resposta do comentário enviada por e-mail:

    From: alemdoqueseouve@hotmail.com
    Subject: RE: Deus
    Date: Mon, 11 May 2010 21:35:00 +0300


    Olá, tudo bem?

    Vamos lá...

    O "Om" é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. O Om é o som do infinito e a semente que "fecunda" os outros mantras.

    Ou seja: Elevemos-nos acima das dimensões de Corpo, Fala e Mente. Às vezes, em nossa vida, experimentamos distúrbios e emoções negativas que nos tiram de nossa natureza verdadeira.

    "Om" nos dá a possibilidade de transformá-las, de purificá-las. Pode também ser traduzido como a essência de toda forma de esclarecimento.

    Um exemplo é o mantra mais entoado pelos budistas tibetanos: OM MANI PADME HUM, veja o significado:

    * OM - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses [isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores]. Este sofrimento vem do orgulho.
    * MA - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja.
    * NI - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo.
    * PAD - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância.
    * ME - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância.
    * HUM - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio.

    Bem, acho que é isso. Qualquer dúvida, estou aqui, ok?
    Super Abraço e obrigada!

    ResponderExcluir