domingo, 10 de janeiro de 2010

Afinidade...


"Afinidade é retomar a relação no ponto em
que parou sem lamentar o tempo de separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida."

(Artur da Távola)



Artur da Távola, o pseudônimo de Paulo Alberto Moretzsonh Monteiro de Barros (Rio de Janeiro, 03/01/1936 — 09/05/2008), foi um advogado, jornalista, radialista, escritor, professor e político brasileiro.

Começou sua vida política em 1960 (PTN) como deputado federal. Cassado pelo regime militar, quando retornou ao Brasil substituiu seu nome de batismo pelo pseudônimo Artur da Távola.

Viveu na Bolívia e Chile entre 1964 e 1968. Foi um dos fundadores do PSDB, onde exerceu mandatos de Deputado Federal até 1995, de Senador (1995-2003) e assumiu a liderança na Assembléia Constituinte em 1988.

Durante 15 anos assinava uma coluna em O Globo. Escrevia para outros jornais (Jornal O Dia e Jornal do Comércio). Seu compositor preferido era Vivaldi, com sua ‘Le Quattro Stagioni’.

Apresentava na TV Senado, o programa Quem tem medo de música clássica? onde demonstrava sua profunda paixão e conhecimento por música clássica e erudita. No encerramento de cada programa, ele marcou seus telespectadores com uma de suas mais célebres frases: “Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão.”

Artur da Távola deixou 23 livros publicados. Ultimamente era reitor de uma universidade particular e diretor da rádio Roquettte Pinto FM.

Mantinha um blog - http://www.arturdatavola.blogger.com.br/, que deixou de atualizá-lo desde agosto de 2007, devido a sua doença.

Várias de suas crônicas e algumas de suas poesias estão no site: ‘Garganta da Serpente’ - http://www.gargantadaserpente.com/veneno/arturdatavola/227.shtml.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artur_da_T%C3%A1vola
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u400291.shtml
http://taisluso.blogspot.com/2008/05/msica-vida-interior-e-quem-tem-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário