domingo, 16 de agosto de 2009

Conhecer a si próprio...



Por Silvia Elena

Como é difícil na maioria das vezes conhecer a si próprio... Existem momentos em que é necessário darmos uma pausa para que possamos nos recolher e irmos em busca do nosso “eu”.

Na maioria das vezes lutamos desesperadamente para responder às solicitações externas, como forma de sermos amados e aceitos pelos os outros.

O problema é que esse esforço muitas vezes acaba se perpetuando e simplesmente acabamos fazendo com que o incrível milagre de sermos nós mesmos acabe se perdendo.

Então, vou emprestar duas frases de Louise L. Hay que diz assim:

"Nada é mais importante do que conhecer a si mesmo. Depois que consegui saber o que queria e me livrar do que não queria, reconciliei-me comigo mesma e aprendi a viver em paz em minha própria companhia."

“Quem ama a si próprio entra em sintonia com o Universo no que ele tem de melhor e tudo flui em sua vida.”


Fonte:
Extraído do livro: Aprendendo a gostar de si mesmo, de autoria de Louise L. Hay - traduzido do original: How to Love Yourself, Ed. Sextante, 2001.

4 comentários:

  1. O ser humano se preocupa muito com a opinião dos outros. Nossa preocupação com o que os outros pensam sempre teve um peso muito importante como se isso fosse o principal para a nossa felicidade.
    Durante quase que a minha vida toda me preocupei em agradar fulano e beltrano. Hoje aprendi que eu tenho que estar satisfeita e feliz em primeiro lugar. Como posso estar feliz com o resto do mundo se eu estiver infeliz?
    Boa noite e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    É verdade, nos preocupamos muito com a opinião alheia.
    Se amar ou conhecer a si próprio, não é um exercício tão simples. Principalmente nos dias de hoje, onde a louca competição e a falta de humanidade imperam.
    Você finalizou o comentário com uma pergunta, e não sei se você sabe, mas de acordo com estudos teológicos há uma explicação.
    Ou seja, a própria Bíblia diz: "Ama a teu próximo como a ti mesmo". Esta afirmação é exatamente para nos ensinar que: "se não 'nos' amarmos e 'nos' respeitarmos, seremos incapazes de amar verdadeiramente qualquer um de nossos semelhantes".
    Por mais simples e clara que seja esta afirmação, nem sempre é fácil conseguirmos obter sucesso com relação a este assunto, não é mesmo?
    De qualquer forma, a vida sempre estará nos ensinando alguma coisa nova. Então, acredito que devemos simplesmente ficar atentos aos sinais...
    Obrigada e abraço p/ você também:)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, realmente. É a viagem mais longa, essa. E de acordo com a pirâmide de Maslov, é um dos últimos objetivos humanos conhecer e olhar para si mesmo, o que é preocupante. Tantas necessidades: fisiológicas, aceitação, status... e autoconhecimento está no topo da pirâmide, como se só conseguíssimos atingi-la depois de uma vida inteira. Não creio. Acho que podemos fazer esta viagem em qualquer época de nossa vida. Otima postagem! Kiss

    ResponderExcluir
  4. Querido Donson,

    Você cutuca e eu viajo p/ variar... (rsrs)
    Mas acho que estamos de acordo. Acho um pouco complicado este assunto. Não sei se captei o raciocínio de Maslow, mas vamos lá...
    Como dizer que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto? Dizer também que cada um tem de que encontrar uma forma de priorizar a hierarquia de necessidades para atingir a sua autorrealização? (nossa que esquisito... há palavras que ficaram estranhas com a nova ortografia, enfim...).

    O que é para você necessidade mais baixa ou mais alta e de autorrealização? O que faz com que você se sinta literalmente realizado? De repente, o que é para você, não é o mesmo para mim ou qualquer outra pessoa. Acho tudo muito particular...

    Pelo que eu "acho" que entendi, Maslow explica que o indivíduo tem que procurar ser aquilo que ele pode ser. Ou seja, no último patamar da pirâmide ele considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade.

    Finalizando: temos que desenvolver os nossos potenciais e sermos tudo aquilo que somos "capazes de ser". É isso?

    Então, acho meio complexo esse lance de hierarquia quando se trata de necessidades, exceto as biológicas.

    Há ainda uma frase dele que diz:

    "Um músico deve compor, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, caso pretendam deixar seu coração em paz. O que um homem pode ser, ele deve ser. A essa necessidade podemos dar o nome de autorrealização."

    Autorrealização para mim, é quando você faz o que gosta, quando você está satisfeito com a sua vida, com você, com as pessoas que você convive. Tudo depende do momento!

    Há pessoas que conquistaram todas as fases da pirâmide e ainda não se sentem satisfeitas ou realizadas. Outras, não sentem a necessidade de conquistar tudo que está no conjunto de cinco necessidades descritos na pirâmide. Ah! sei lá...

    Bjo (again)

    ResponderExcluir