terça-feira, 30 de março de 2010

Minha paciência opera milagres na minha vida...


Com a qualidade da paciência,
saberemos seguir o fluxo da energia passo a passo,
em direção ao sucesso de nossas realizações.
Se manifestamos uma paciência amorosa,
sem esperar que as coisas aconteçam rapidamente,
estaremos conscientes de que tudo
o que fazemos tem um valor real.
A Natureza nos dá o grande exemplo de amorosa paciência
através dos maravilhosos tesouros que cria.

(Desconheço o autor)

domingo, 28 de março de 2010

Os 10 lugares que você não vai querer visitar de jeito nenhum...


Por Redação Yahoo! Brasil

O site listverse, que se propõe a reunir as listas mais interessantes dos mais diversos assuntos que você possa imaginar, elegeu os 10 piores lugares do mundo para serem visitados. E deu Brasil na cabeça!

A Ilha de Queimada Grande, que fica a 35km de Itanhaém, litoral sul de São Paulo, foi apontada como o verdadeiro inferno na Terra. Ela só é paradisíaca numa foto tirada bem de longe. De perto, na verdade, seria bem difícil alguém tirar uma foto e continuar vivo para mostrá-la a alguém.

Por quê? Bom, porque ela possui a incrível média de nove cobras por metro quadrado - são cerca de quatro mil no total. E não são cobrinhas inofensivas, não. São todas do tipo Jararaca-Ilhoa (Bothrops insularis), com um veneno extramemente potente, capaz de matar uma pessoa em poucos instantes. Para se ter uma ideia de como esse lugar é perigoso, ninguém pode entrar na ilha sem autorização da Marinha. Veja bem: a entrada na ilha é proibida. Se você quiser visitá-la, você não é corajoso - é maluco mesmo.




A Ilha da Queimada Grande, tão próxima de São Paulo, deixou para trás lugares como Chernobyl (Ucrânia), cidade do maior desastre radioativo do mundo - uma explosão num reator da usina nuclear, gerando uma imensa nuvem radioativa que contaminou pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão da Europa. O acidente de Chernobyl teve 100 vezes mais radiação do que as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki durante a II Guerra Mundial. Apesar de resíduos da radiação permanecerem no solo até hoje - e permanecerão por décadas --, algumas pessoas ainda moram por lá. Ao contrário da Ilha de Queimada Grande, que é inabitada.



O terceiro pior lugar do mundo fica no Azerbaijão, numa área tomada por centenas de pequenos vulcões de lama - sim, lama. Quando entram em atividade, voa lama para tudo quanto é lado. Você não vai querer ser atingido por uma bolota de lama caída do céu, vai?




Para o listverse, o quarto lugar mais perigoso é a estrada Yungas, que liga La Paz a Coroico, na Bolívia. Ela tem 56 quilômetros de extensão e faz qualquer estrada brasileira (até mesmo a Fernão Dias) parecer uma Autobahn alemã. A Yungas contorna a Cordilheira dos Andes, a mais de 3 mil metros de altitude. Ela é sinuosa, não possui asfalto e - acredite - não tem guard rail, mureta, nada. Se você erra uma curva, cai de uma altura de 600 metros. Ah, e tem uma neblina incessante também. Resultado: de 200 a 300 mortes são registradas por ano nessa estradinha do inferno.



O quinto lugar mais perigoso é ainda mais sinistro: a ilha de Ramree, em Burma, no sudeste asiático. Trata-se de um imenso pântano, infestado por mosquitos transmissores da malária e repleta de crocodilos gigantescos. Durante a II Guerra Mundial, a ilha foi palco de uma batalha por seis semanas. Os relatos de soldados japoneses são macabros. Dos cerca de mil designados para o local, só 20 sobreviveram - os demais foram trucidados pelos crocodilos. "Era a cacofonia do inferno o som dos gritos de soldados sendo mastigados pelos crocodilos", relatou um sobrevivente. Credo.




Para ver a lista completa (em inglês), clique aqui: http://listverse.com/2010/03/22/top-10-places-you-dont-want-to-visit/


Fonte:

quinta-feira, 25 de março de 2010

Existe um ser que mora dentro de mim...


Existe um ser que mora dentro de mim como se fosse casa dele, e é. Trata-se de um cavalo preto e lustroso que apesar de inteiramente selvagem - pois nunca morou em ninguém nem jamais lhe puseram rédeas nem sela – apesar de inteiramente selvagem tem por isso mesmo uma doçura primeira de quem não tem medo: come às vezes na minha mão.

Seu focinho é úmido e fresco. Eu beijo o seu focinho. Quando eu morrer, o cavalo preto ficará sem casa e vai sofrer muito. A menos que ele escolha outra casa e que esta outra casa não tenha medo daquilo que é ao mesmo tempo selvagem e suave. Aviso que ele não tem nome: basta chamá-lo e se acerta com seu nome. Ou não se acerta, mas, uma vez chamado com doçura e autoridade, ele vai. Se ele fareja e sente que um corpo-casa é livre, ele trota sem ruídos e vai. Aviso também que não se deve temer o seu relinchar: a gente se engana e pensa que é a gente mesma que está relinchando de prazer ou de cólera, a gente se assusta com o excesso de doçura do que é isto pela primeira vez”.

(Clarice Lispector)



Fonte:
Clarice Lispector in Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres

terça-feira, 23 de março de 2010

Mais uma entre tantas músicas da alma...


Foi Deus Quem Fez Você

Foi Deus que fez o céu, o rancho das estrelas
Fez também o seresteiro para conversar com elas
Fez a lua que prateia minha estrada de sorrisos
E a serpente que expulsou mais de um milhão do paraíso
Foi Deus quem fez você
Foi Deus que fez o amor
Fez nascer a eternidade num momento de carinho
Fez até o anonimato dos afetos escondidos
E a saudade dos amores que já foram destruídos
Foi Deus
Foi Deus que fez o vento
Que sopra os teus cabelos
Foi Deus quem fez o orvalho
Que molha o teu olhar, teu olhar
Foi Deus que fez as noites
E o violão planjente
Foi Deus que fez a gente
Somente para amar, só para amar


Esta música é mais do que uma lembrança da beleza do que somos e do que temos... Ela representa simplesmente a magia de viver e amar!

Composta em 1967, por Luiz Ramalho (irmão de Zé Ramalho), foi gravada pela primeira vez em 1969.

Em 1980, Amelinha levou esta música ao Festival I MPB SHELL (Rede Globo/1980), onde participou, classificando-se em 2º lugar.

Silvia Elena

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água...


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para que a partir de 1993 todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse período, vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.



A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:

-Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;

-Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;

-Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;

-Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.


Os temas dos DMA anteriores foram:

* 2009: Água e saúde
* 2008: Saneamento
* 2007: Lidando com a escassez de água
* 2006: Água e cultura
* 2005: Água para a vida
* 2004: Água e desastres
* 2003: Água para o futuro
* 2002: Água para o desenvolvimento
* 2001: Água e saúde
* 2000: Água para o século XXI
* 1999: Todos vivem rio abaixo
* 1998: Água subterrânea: o recurso invisível
* 1997: Águas do Mundo: há suficiente?
* 1996: Água para cidades sedentas
* 1995: Mulheres, playboy, sexo e Água
* 1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.

A partir de 2001 ficou restrito a cada país a adoção da Agenda 21.



Mas porque a ONU se preocupou com a água, se sabemos que 2/3 do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).

Ou seja: os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra, e os continentes ocupam o restante. Então, quase 2/3 do planeta são cobertos de água.

Mas a maior parte desse montão de água é imprópria para consumo. Do total, 97% é água do mar, muito salgada para beber e para ser usada em processos industriais; 1,75% está congelada na Antártica, na região do pólo Norte e em outras geleiras; 1,243% fica escondida no interior da Terra. Sobram apenas 0,008% de água boa para ser usada.

Além disso, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) estão sendo contaminadas, poluídas e degradadas pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, o Dia Mundial da Água foi instituído, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.



O texto da Declaração Universal dos Direitos da Água (vide texto abaixo), merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra, em todos os dias.

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Fontes:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agua/doce/index.html&conteudo=./agua/declaracaoagua.html
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-da-agua.htm
http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2253
http://www.onu-brasil.org.br/

sexta-feira, 19 de março de 2010

Eu abro o coração e a mente para a consciência...


...de que sem a morte não pode haver mudança.


O escritor John Roger escreveu: "Só nascemos para a vida uma vez, mas, em seu decorrer, renascemos muitas vezes." Ele falava das muitas "minimortes" que experimentamos em nossa jornada através da vida. Morremos para velhas formas de vida e renascemos mais fortalecidos. Morremos para as velhas crenças e renascemos iluminados pela verdade. Morremos para hábitos de necessidade, dependência e controle e renascemos com confiança no Espírito. Morremos para o medo do Espírito e renascemos na entrega sem medo ao espírito.

Fomos ensinados de que a morte é o fim de tudo. Passamos a acreditar que ela é a escuridão na qual mergulhamos para nunca mais voltar, e sobre a qual ninguém gosta de falar. Precisamos mudar essa forma de pensar porque, enquanto estivermos vivos, o nome da morte é mudança.

Até hoje, você pode não ter se dado conta das muitas vezes que enfrentou a morte, ou das maneiras que renasceu. Hoje livre-se de suas ideias e de seus medos com relação à morte e disponha-se a mudar.

Hoje, eu me dedico a aceitar que preciso aceitar a morte para poder mudar e renascer.



Fontes:
Extraído do Livro: A Vida vai dar certo para mim (Título Original: Until Today), Editora Sextante (RJ), 2003.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Tendências...


Há uma profunda tendência para alcançar o que se imagina
e que se conserva gravado no espírito,
mas é preciso que nosso objetivo seja justo.
Por isso, afaste do pensamento as ideias ruins.
Nunca aceite que o pior poderá acontecer.
Espere sempre o melhor e o criador espiritual do pensamento,
auxiliado por Deus, há de dar-lhe o melhor.

(Desconheço o autor)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Deus...


"Deus é o eco das montanhas,
o alvoroço das despedidas,
o cochichas dos homens,
a tagarelice das crianças,
o 'om' que flutua por toda a parte."

(Sai Baba*)


*Baghavan Sri Sathya Sai Baba, pseudônimo de Sathya Narayana Raju. Sai Baba é um guru indiano, considerado por muitos como um Avatar (encarnação numa forma humana de um ser divino).

segunda-feira, 15 de março de 2010

Acerca da força de 'alguns' poderes...


O feminino é mais poderoso do que o masculino,
o flexível é mais poderoso do que o rígido,
a água é mais poderosa do que a rocha.

(Osho, em "Zen: The Path of Paradox")



Foto: Gruta Azul, Arraial do Cabo - RJ

domingo, 14 de março de 2010

Tudo o que somos...


"Tudo o que somos é resultado do que pensamos.
Se uma pessoa fala ou age com pensamento ruim,
a dor vai seguir seus passos tal como a roda segue
a pata do boi que puxa a carroça.
Se uma pessoa fala ou age com um pensamento puro,
a felicidade vai seguir seus passos como
uma sombra que nunca a abandona."

(Pensamento Budista)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Há tempo para tudo...


1. Para tudo há uma oração certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: 2. Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, 3. tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, 4. tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, 5. tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, 6. tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, 7. tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, 8. tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.

15. Aquilo que é, já foi, e o que será, já foi anteriormente.
17. [...] pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece.

(Eclesiastes 3:1-8, 15 e 17)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia da Mulher...


Hoje é considerado um dia muito importante para as mulheres. Na minha opinião, todo dia é nosso dia. Afinal, o que seria do mundo sem a nossa existência? Não que os homens sejam menos importantes... mas convenhamos, a energia feminina é primordial, não é mesmo?

A própria lei da vida através de sua simbologia nutri a importância do feminino, iniciando pelo o arquétipo da Grande Mãe, como natureza pura, geradora e provedora da vida...

Portanto, não posso deixar de postar o significado da história do dia de hoje, as lutas e as conquistas das mulheres brasileiras, a história da mulher no Brasil, a participação política e o papel da mulher na sociedade.

Um forte abraço para todas as mulheres!

Silvia
Elena






História sobre o dia do 8 de março:

No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de vestuário e indústria têxtil foram as protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho, redução da carga horária para dez horas diárias (na época, as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário) e melhores salários (as mulheres recebiam um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho).

A manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Os registros históricos apontam que aproximadamente 130 ou 140 tecelãs morreram carbonizadas, neste ato considerado totalmente desumano.

Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde se discutiram os assuntos de interesse das mulheres, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mulheres mortas carbonizadas. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).





Objetivo da Data :

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem. Em muitos locais, ainda existe salários baixos, jornada excessiva de trabalho, desvantagens na carreira profissional, sem falar na violência contra a mulher que ainda assombra muitas culturas e lares. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.




Conquistas das "Mulheres Brasileiras":

No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932, foi um marco na história da mulher brasileira. Com a reforma da constituição, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, além de conquistarem o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.



Outras Conquistas Históricas:

* 1788 - O político e filósofo francês Condorcet, reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
* 1840 - Lucrécia Mott (considerada a primeira ativista estadunidense do século XVII), luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
* 1859 - Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
* 1862 - Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
* 1865 - Na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
* 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
* 1869 - É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
* 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
* 1874 - É criada no Japão a primeira escola normal para moças
* 1878 - É criada na Rússia uma Universidade Feminina
* 1901 - O deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres


Fontes:
http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-mulher.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher

domingo, 7 de março de 2010

Alma de mulher...


Alma de mulher

Sensível como um cristal
Precioso perfume
Flor de rara beleza
Assim é alma da mulher.

Alma de mulher
É ternura e pura paixão
Que não tem travas
Nem chaves em seu coração.

Ama ao extremo,
Doa sem limites
Que não raro amar
É sinônimo de sofrer
Por viver intensamente
O amor ardente
No extremo de seu Ser.

Alma de mulher
Doce como mel
Que comumente padece
Com o amargo fel provado
Por um coração desvairado.

(Ataíde Lemos*)


*nenhuma nota sobre o autor.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Sem perguntas ou respostas...


Eu ouvi contar:

Um estudante em uma palestra perguntou uma vez ao dr. D. T. Suzuki, o velho seguidor do zen: "Quando você usa a palavra 'realidade', está se referindo à realidade relativa do mundo físico ou à Realidade Absoluta do mundo espiritual?".

Sem dizer nada, Suzuki fechou os olhos. "Fazendo um Suzuki" era como os estudantes chamavam isso, porque nessas ocasiões não se podia saber se ele estava meditando profundamente ou simplesmente adormecera.

Depois de um minuto completo que pareceu muito mais longo, Suzuki abriu os olhos e disse: "Sim".

Esta é a maneira de um homem sábio. As perguntas não significam muito, de um jeito ou de outro. As respostas não significam muito, de um jeito ou de outro. A vida deve ser vivida sem perguntas e sem respostas; só então você a vive em sua autenticidade.

Então vá para a vida — esse é o único templo onde Deus pode ser encontrado. E sem perguntas e sem respostas, apenas vá silenciosamente, inocentemente, de maneira ignorante. Apenas vá para a vida e deixe-a tomar posse de você.

(Osho, em "A Revolução — Conversas Sobre Kabir")




terça-feira, 2 de março de 2010

O poder curativo do sono...


"Ó sono, repouso dos seres,
ó sono, tu, que és o mais tranquilo dos deuses,
ó paz da alma, de quem o cuidado foge,
tu que reconfortas os corpos cansados das duras tarefas
e lhes dá novas forças para o trabalho!"

(Ovídio*)


*nenhuma nota sobre o autor.

segunda-feira, 1 de março de 2010

A escada de Ouro...


"Vida limpa, mente aberta, coração puro, intelecto ardente, clara percepção espiritual, afeto fraternal para com todos, presteza para dar e receber conselho e instrução, leal senso de dever para com o instrutor, pronta obediência aos preceitos da Verdade, corajoso suportar das injustiças pessoais, destemida declaração de princípios, valente defesa daqueles que são injustamente atacados e mira constante no ideal de progresso e perfeição humanos que a ciência sagrada revela – eis a escada de ouro por cujos degraus pode o estudante galgar o Templo da Sabedoria Divina."

(Helena Blavastky)


*Elena Petrovna Blavatskaya, Yekaterinoslav - Império Russo, atualmente na Ucrânia, 31/07/1831 — Londres, 08/07/1891), mais conhecida como Helena Blavatsky ou Madame Blavatsky, foi uma prolífica escritora, filósofa e teóloga da Rússia, responsável pela sistematização da moderna Teosofia e co-fundadora da Sociedade Teosófica (organização internacional devotada a divulgar os ensinamentos da teosofia)

**Teosofia: é um corpo de conhecimento que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência.


Fontes:
Foto: Victor Farat
http://www.helenablavatsky.com.br/site/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_Blavatsky
www.sociedadeteosofica.org.br/biblioteca/cibla/cibla02.pdf
http://www.anna-kingsford.com/portugues/Biblias_Abertas/OB-P-TeosofiaeFraternidade-06.htm