domingo, 30 de janeiro de 2011

Somos muito mais plurais...


"... Somos muito mais plurais; no entanto, percebemo-nos tão singulares... Se analisarmos os grupos humanos de cada geração, poderemos verificar, no amplo conjunto dos seres, uma infinidade de características similares, mas sempre fazemos questão de marcar nossas diferenças e fazer força para esquecer nossas similitudes. Por exemplo: todos somos frágeis, complicados, ansiosos, inseguros e, no entanto, gostamos de exibir força e alardear uma coragem cinematográfica. Daí o sucesso das histórias dos super-heróis - ídolos que viajam pelo imaginário coletivo.

Na verdade, nossas diferenças são reais, nossa ipseidade* é evidente. Somos seres únicos, exclusivos, porém não podemos ignorar e muito menos esquecer as múltiplas semelhanças que nos unem e nos atam no coletivo. Nascemos totalmente dependentes e, à medida que envelhecemos, voltamos a ficar nessa mesma condição, No tempo fugaz da juventude, embalamos o sonho delirante de autossuficiência, mas, com a maturidade, descobrimos quanto somos carentes de ajuda do próximo."


*Ipseidade: do latim ipseitas, atis, de ipse, a, um. Sob influência do francês ipseité. No pensamento escolástico, o princípio pelo qual um ser se individualiza.



Fonte:
Extraído do Livro: Astrologia - Uma novidade de 6000 anos, Maria Eugênia de Castro, Rio de janeiro (RJ), Ed.: Nova Fronteira, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário