quinta-feira, 22 de julho de 2010

É só o amor...


1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria.

4 O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.

7 Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9 Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;

10 Mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor.

(I Coríntios 13:1-13)



* Primeira Epístola aos Coríntios - I Coríntios é como é conhecida a primeira epístola de S. Paulo à igreja em Corinto, muito embora possa ter sido a segunda carta do apóstolo aos cristãos daquela cidade.

É nesta carta, no capítulo 13, que é encontrada a famosa passagem sobre a importância do amor genuíno (em grego ágape, que significa amar de forma incondicional).

Esta epístola também serviu de inspiração para Renato Russo do Legião Urbana, como parte da composição /adaptação da música "Monte Castelo", onde usou recortes da epístola de S. Paulo e do poema "Soneto 11" de Luis de Camões.

Um comentário:

  1. Olá Alexandre, tudo bem?

    Obrigada!!! Seu comentário é mais do que um elogio, na verdade é uma resposta...

    Digo resposta, pois, a intenção de cada postagem é simplesmente falar de amor, paz e tudo mais que possa acrescentar e proporcionar pensamentos reflexivos...

    Aqui tem um pouco de tudo do que "realmente" acredito!!! Valeu!

    Bom dia p/ ti também.

    Abraço

    ResponderExcluir