quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Reflexões...


"Como na água o rosto reflete o rosto,
assim o coração do homem ao homem."

(Provérbios 27:19)

domingo, 26 de setembro de 2010

As melhores fotos do meio ambiente em 2010...


ONG britânica escolhe Fotógrafo de Meio Ambiente de 2010

A edição de 2010 do prêmio Fotógrafo de Meio Ambiente do Ano da ONG britânica Instituto para a Gestão do Meio Ambiente e da Água (CIWEM, na sigla em inglês) premiou o alemão Florian Schulz pelo registro de um grande grupo de arraias na costa do México.

A competição aceita inscrições de amadores e profissionais contanto que seus trabalhos reflitam questões climáticas, sociais e a natureza.

Criado em 2008, o prêmio já é considerado uma referência internacional.

As fotos são julgadas em cinco quesitos: impacto, criatividade, originalidade, composição e qualidade técnica.

Os vencedores nas diversas categorias do concurso neste ano irão participar de uma mostra na galeria londrina The Air entre 25 e 30 de outubro.



Arraias na costa do México: Esta foto de arraias na costa do México foi escolhida a vencedora da edição 2010 do prêmio Fotógrafo de Meio Ambiente do Ano da ONG britânica CIWEM. Crédito: Florian Schulz/EPOTY.ORG/SPECIALISTSTOCK/BARCROFT MEDIA.


Onda quebra na Austrália: A imagem de uma onda quebrando em uma praia na Austrália, tirada por Julienne Bowser, foi uma das finalistas da categoria Natural World Group. Crédito: Julienne Bowser/EPOTY.ORG/SPECIALISTSTOCK/BARCROFT MEDIA.


Mosca bebendo água: A categoria Jovem Fotógrafo de Meio Ambiente do ano foi vencida por Radoslav Valkov, de 20 anos. Ele capturou a imagem de uma mosca bebendo água. Crédito: Radoslav Valkov/EPOTY.ORG/SPECIALISTSTOCK/BARCROFT MEDIA.


Encontro perigoso na natureza: A vencedora da categoria Mundo Natural foi Bence Mate, com esta foto na qual um beija-flor e uma cobra parecem se preparando para se enfrentar. Crédito: Bence Mate/EPOTY.ORG/SPECIALISTSTOCK/BARCROFT MEDIA.


Foca faz pose submarina: A foto de uma foca, feita a dois metros de profundidade na Estônia, foi uma da finalistas da categoria Submarina. O fotógrafo é Kaido Haagen. Crédito: Kaido Haagen/EPOTY.ORG/SPECIALISTSTOCK/BARCROFT MEDIA.


'Lar, Doce Lar' de caranguejo: Alex Marttunen foi finalista da categoria Sub-16. Intitulada 'Lar, Doce Lar', a foto mostra um caranguejo usando o gargalo de uma garrafa em vez de uma concha. Crédito: Alex Marttunen/EPOTY.ORG/SPECIALISTSTOCK/BARCROFT MEDIA.


Carros viram pilhas de lixo: A foto de Peter Swan 'Cemitério de Carros' foi finalista na categoria Visão do Mundo Ocidental. A imagem de automóveis esmagados e empilhados na Escócia. Crédito: Peter Swan/EPOTY.ORG/SPECIALISTSTOCK/BARCROFT MEDIA.


Exploração infantil: A fotografia acima venceu a categoria Qualidade de Vida. Na imagem, a garota Nodi, de 15 anos, trabalha em um bordel para onde foi vendida por sua madrasta. Crédito: G.M.B.Akash/EPOTY.ORG/SPECIALISTSTOCK/BARCROFT MEDIA.



Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100924_galeria_ciwen_rc.shtml

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Mariposa e a Estrela...



Conta a lenda que uma jovem mariposa de corpo frágil e alma sensível voava ao sabor do vento certa tarde, quando viu uma estrela muito brilhante e se apaixonou.

Voltou imediatamente para casa, louca para contar à mãe que havia descoberto o que era o amor, mas a mãe lhe disse friamente: que bobagem! As estrelas não foram feitas para que as mariposas possam voar em torno delas. Procure um poste ou um abajur e se apaixone por algo assim; para isso nós fomos criadas.

Decepcionada, a mariposa resolveu simplesmente ignorar o comentário da mãe e permitiu-se ficar de novo alegre com a sua descoberta e pensava: que maravilha poder sonhar!

Na noite seguinte, a estrela continuava no mesmo lugar, e ela decidiu que iria subir até o céu, voar em torno daquela luz radiante e demonstrar seu amor. Foi muito difícil ir além da altura com a qual estava acostumada, mas conseguiu subir alguns metros acima do seu vôo normal. Entendeu que, se cada dia progredisse um pouquinho, iria terminar chegando à estrela, então se armou de paciência e começou a tentar vencer a distância que a separava de seu amor.

Esperava com ansiedade que a noite descesse e, quando via os primeiros raios da estrela, batia ansiosamente suas asas em direção ao firmamento.

Sua mãe ficava cada vez mais furiosa e dizia: estou muito decepcionada com a minha filha. Todas as suas irmãs e primas já têm lindas queimaduras nas asas, provocadas por lâmpadas! Você devia deixar de lado esses sonhos inúteis e arranjar um amor que possa atingir.

A jovem mariposa, irritada porque ninguém respeitava o que sentia, resolveu sair de casa. Mas, no fundo, como, aliás, sempre acontece, ficou marcada pelas palavras da mãe e achou que ela tinha razão.

Por algum tempo, tentou esquecer a estrela, mas seu coração não conseguia esquecer a estrela e, depois de ver que a vida sem o seu verdadeiro amor não tinha sentido, resolveu retomar sua caminhada em direção ao céu.

Noite após noite, tentava voar o mais alto possível, mas, quando a manhã chegava, estava com o corpo gelado e a alma mergulhada na tristeza. Entretanto, à medida que ia ficando mais velha, passou a prestar atenção a tudo que via à sua volta.

Lá do alto podia enxergar as cidades cheias de luzes, onde provavelmente suas primas e irmãs já tinham encontrado um amor, mas, ao ver as montanhas, os oceanos e as nuvens que mudavam de forma a cada minuto, a mariposa começou a amar cada vez mais sua estrela, porque era ela quem a empurrava para ver um mundo tão rico e tão lindo.

Muito tempo depois resolveu voltar à sua casa e aí soube pelos vizinhos que sua mãe, suas irmãs e primas tinham morrido queimadas nas lâmpadas e nas chamas das velas, destruídas pelo amor que julgavam fácil.

A mariposa, embora jamais tenha conseguido chegar à sua estrela, viveu muitos anos ainda, descobrindo que, às vezes, os amores difíceis e impossíveis trazem muito mais alegrias e benefícios que aqueles amores fáceis e que estão ao alcance de nossas mãos.

Com esta lenda aprendemos duas coisas: valorizar o amor e lutar pelos nossos sonhos, porque sabemos que é a realização deles que nos faz feliz e lembremos: O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos.


(Texto: desconheço o autor)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Quero...


"...conhecer cada vez mais a alegria da liberdade
e a alegria de ter raízes."

Silvia Elena

domingo, 19 de setembro de 2010

Que eu possa...


"... sentir calma quando o mundo estiver
cheio de sons e fúria.
Sentir amor, quando o mundo parecer
cruel e sem coração."


(Baseado no livro: Tenha um dia feliz! de Helen Exley)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Saber viver...


"Não sobrecarregues os teus dias
com preocupações desnecessárias,
a fim de que não percas
a oportunidade de viver com alegria."

(André Luiz)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fase nova...


"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente. (...)

(...) Vamos rir, chorar e aprender. Aprender especialmente como casar Céu e Terra, vale dizer, como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência opaca dos dias com a transcendência radiosa do espírito, a vida na plena liberdade com a morte simbolizada como um unir-se com os ancestrais, a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade. E, ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, como uma grande família, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra."

(Leonardo Boff)


*Leonardo Boff, pseudônimo de Genézio Darci Boff (nascido na cidade de Concórdia - SC, em 14/12/1938), é um teólogo, filósofo, escritor e professor universitário, internacionalmente reconhecido em sua luta pelos excluídos do mundo e pela espiritualização ecológica do planeta. Um dos pais da Teologia da Libertação. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.


Fontes:
Leonardo Boff in Casamento entre o céu e a terra, Editora Salamandra, Rio de Janeiro (RJ), 2001 - pág. 09.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Boff
http://www.leonardoboff.com/site/lboff.htm

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ausente por uns dias, só por uns dias...


Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos.
Ou a ausência deles. Duvida?
Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo.

(Guimarães Rosa)



*João Guimarães Rosa, mais conhecido como Guimarães Rosa, nasceu em Cordisburgo (MG), no dia 27/06/1908, faleceu no Rio de Janeiro em 19/11/1967. Foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata. Autor de Grande Sertão: Veredas, também era conhecido como Feiticeiro das Palavras e Caboclo Universal.


Curiosidade:

Autodidata, começou ainda criança a estudar diversos idiomas, iniciando pelo francês quando ainda não tinha 7 anos, como se pode verificar neste trecho de entrevista concedido a uma prima, anos mais tarde:

"Eu falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo. Leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães. Estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituano, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito na compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração."


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A3es_Rosa
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/guimaraesrosa/
http://www.releituras.com/guimarosa_bio.asp

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Father And Son...


[...] I was once like you are now
And I know that it's not easy
To be calm when you've found
Something going on
But take your time, think a lot
I think of everything you've got
For you will still be here tomorrow
But your dreams may not [...]

(Trecho da música: Father And Son - composição: Cat Stevens)



"Pai e Filho" é uma canção popular escrita pelo Inglês singer-songwriter (então conhecido como Cat Stevens) em 1970, lançada em seu álbum Tea For The Tillerman.

A composição traduz a história de um pai que não entende o desejo do filho em romper e formar uma nova vida, e o dilema do filho por não consenguir explicar o que sente, mas sabe que é hora de buscar seu próprio destino.

Father And Son, também é a tradução em inglês para um filme de origem Russa. Lançado no ano de 2003, o filme conta a história de pai e filho que vivem juntos em um apartamento no último andar. Eles vivem sozinhos em seu mundo privado, cheio de memórias, rituais diários e conflitos. Trata-se de um filme um tanto quanto polêmico.


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Father_and_Son_%28song%29
http://movies.nytimes.com/movie/review?res=980DE6D71639F93BA25755C0A9629C8B63

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Quando adoecemos...


"Quando adoecemos, além de buscar as causas físicas,
devemos sempre buscar entender também
as causas emocionais e espirituais.
Enfim, somos um todo, e nada adoece e nem sara à parte."

(Desconheço o autor)