sábado, 30 de abril de 2011

Inatingível...


Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
(Mário Quintana*)


* Mário de Miranda Quintana (Alegrete, 30/07/1906 — Porto Alegre, 05/05/1994), foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro.

Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Ah! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas... Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade.

Nasci no rigor do inverno, temperatura: 1grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não estava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro - o mesmo tendo acontecido a sir Isaac Newton! Excusez du peu... Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?

Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante cinco anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Erico Verissimo - que bem sabem (ou souberam) o que é a luta amorosa com as palavras.

(Texto escrito pelo poeta para a revista IstoÉ de 14/11/1984)


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Céu ou inferno — é sempre você...


Jean-Paul Sartre tem uma frase muito famosa: "O inferno são os outros". Essa é a ideia de quase todas as pessoas do mundo, exceto alguns budas: o inferno são os outros.

Não concordo com ele, embora essa seja a experiência de milhões de pessoas. Parece absolutamente certa, mas não é, não há sequer um átomo de verdade na frase. O inferno é sempre você. Você pode ser o inferno, pode ser o céu — é sempre você, é sua decisão.

O céu não é um lugar. Você tem de criá-lo, assim como cria o inferno. É um estado psicológico. E, quando você sabe que é o criador, há uma grande liberdade.

Se o outro é responsável, você não está livre, está sempre amarrado, porque o outro sempre pode criar amargura ou felicidade para você. Dos dois jeitos você é dependente, e ninguém gosta de dependência.

(Osho, em "Meditações Para a Noite")



Fonte:
http://www.palavrasdeosho.com/

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Palavras...


"Todas as nossas palavras serão inúteis
se não brotarem do fundo do coração.
As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."

(Madre Teresa de Calcutá*)


* Madre Teresa, também chamada Beata Teresa de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu (Skopje, 27/08/1910 — Calcutá, 05/09/1997), foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003.

Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas".


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Calcut%C3%A1

sábado, 23 de abril de 2011

Aprendizado do dia de hoje...


"Transformar a inspiração em jogo de inteligência
rompe a comunicação sutil e
impede a realização do que é justo e belo."

(Desconheço o autor)

domingo, 10 de abril de 2011

Todos os dias...


Clarice Lispector, nascida Haia Lispector (Chechelnyk, 10/12/1920 — Rio de Janeiro, 09/12/1977), foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Chegou no Brasil quando tinha dois meses de idade. Faleceu um dia antes de seu 57° aniversário vitimada por uma súbita obstrução intestinal, de origem desconhecida que, depois, veio-se a saber, ter sido motivada por um adenocarcinoma de ovário irreversível.

Embora tenha se formado em Direito, Clarice Lispector nunca advogou, sobrevivendo basicamente do jornalismo e, acessoriamente, dos trabalhos de tradução. Em 1940, quando ainda cursava a faculdade, ela ingressou no Departamento de Imprensa e Propaganda para exercer, em princípio, a função de tradutora, mas findou sendo redatora da Agência Nacional. Sua primeira reportagem, “Onde se ensinará a ser feliz”, foi publicada em 19 de janeiro de 1941, no Diário do Povo, de Campinas (SP), relatando a visita da primeira-dama da República, Darcy Vargas, a um orfanato feminino. No ano seguinte, ela começou a trabalhar como redatora de A Noite e obteve seu registro profissional como jornalista, profissão que exerceria até dois meses antes de falecer, com o hiato forçado pelo período em que viveu no exterior como esposa do diplomata Maury Gurgel Valente.


Fontes:
Aprendendo a viver - Clarice Lispector, Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004.
http://www.claricelispector.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clarice_Lispector
http://www.releituras.com/clispector_bio.asp

sexta-feira, 8 de abril de 2011

De tudo que é humano nada me é estranho...


De tudo que é humano nada me é estranho
Se o mar não tá pra peixe desse tamanho
Eu não esquento, eu não me iludo
Eu troco em miúdos o primeiro toque
E nada pode ser maior
De tudo que é humano nada me é estranho
Fruto e semente... criatura e criador
As curvas da estrada... as pedras no caminho
Os filmes de guerra e as canções de amor
Nada pode ser maior
De tudo que acontece nada me surpreende
Tudo me parece tão normal!
Um big mac... maktub...
Drops de deus... filosofia fast-food
Nada pode ser maior...


(Trecho da música: Humano Demais - Engenheiros do Hawaii, composição: Humberto Gessinger/Luciano Granja/Adal Fonseca. Faz parte do álbum: MINUANO, lançado pela BMG Brasil em 1997).

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fazer escolhas...


Que a vida é feita de escolhas, não resta nenhuma dúvida.
Estamos sempre fazendo escolhas...
praticamente a todo o momento.
Seja consciente ou inconscientemente.

No entanto, não há como fugir,
há momentos que até a decisão de escolher ou não,
seja ela consciente ou inconsciente,
ser também uma escolha.

Então vem a pergunta... Sendo assim,
o que faz a decisão de escolher ser tão difícil?


Silvia Elena

domingo, 3 de abril de 2011

Atenção aos sinais...


"A voz de Deus é geralmente nada mais que um suspiro;
e você tem que estar muito atento para ouví-la."

(Nicholas Sparks*, in A Última Música)


Fonte:
Extraído do livro: A Última Música de autoria de Nicholas Sparks, título original: The Last Song, Editora: Novo Conceito, 2010.


*Um pouco sobre o autor: Nicholas Sparks, nascido em 31/12/1965, é um romancista estadunidense, viveu sua juventude em Fair Oaks (Califórnia) e atualmente vive na Carolina do Norte com a família (esposa e cinco filhos).

Sparks é autor de várias obras importantes como:

- Um Amor para Recordar (A Walk To Remember)
- Querido John (Dear John)
- As palavras que nunca te direi (Massage In A Bottle)
- Noites de Tormenta (Nights In Rodanthe)
- Um Homem com Sorte (The Lucky One)
- Diário de uma Paixão (The Notebook)
- O Milagre (True Believer)

sábado, 2 de abril de 2011

Mudanças...


Quem pretender uma fidelidade e uma sabedoria constantes,
deverá se adaptar a mudanças frequentes.

(Confúcio*)


* Confúcio (Tsou, 551 a.C. - Qufu, 479 a.C.) é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse. Confúcio foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.

Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei.

Sua filosofia enfatizava a moralidade pessoal e governamental, a exatidão nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam destaque na China sobre outras doutrinas, como o Legalismo ou o Taoísmo durante a Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.). O confucionismo foi introduzido na Europa pelo jesuíta italiano Matteo Ricci, que foi o primeiro a latinizar o nome como "Confúcio".


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mente poderosa...


Uma mente poderosa está quase sempre acesa
e esperando ser ativada.
Cada um é, então, um ponto de partida
em um número infinito de caminhos,
sempre adiante, expandindo-se.

(William Glasser*)


* William Glasser, nascido em 11/05/1925, é um psiquiatra americano. Nascido em Cleveland (Ohio), ele é o idealizador e o defensor da terapia da realidade e da teoria da escolha.

Suas idéias se centram na escolha, responsabilidade e transformação pessoal, sendo portanto, consideradas controversas por alguns psiquiatras que concentram-se na classificação de síndromes psiquiátricas, e que muitas vezes prescrevem medicamentos psicotrópicos para o tratamento de transtornos mentais.

Além disso, Glasser também é notável pela aplicação de suas teorias em assuntos sobre questões sociais como: educação, gestão e casamento. Considera a saúde mental como um problema de saúde pública.

Glasser não é só psiquiatra, é também autor e coautor de numerosos livros influentes na saúde mental e aconselhamentos relacionados ao ensino e melhoria das escolas.


Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/William_Glasser