segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O que houve?


Se todo animal inspira ternura,
o que houve, então,
com os homens?
(Guimarães Rosa)


*João Guimarães Rosa, mais conhecido como Guimarães Rosa, nasceu em Cordisburgo (MG), no dia 27/06/1908, faleceu no Rio de Janeiro em 19/11/1967. Foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata. Autor de Grande Sertão: Veredas, também era conhecido como Feiticeiro das Palavras e Caboclo Universal.


Curiosidade:

Autodidata, começou ainda criança a estudar diversos idiomas, iniciando pelo francês quando ainda não tinha 7 anos, como se pode verificar neste trecho de entrevista concedido a uma prima, anos mais tarde:

"Eu falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo. Leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães. Estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituano, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito na compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração."


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A3es_Rosa
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/guimaraesrosa/
http://www.releituras.com/guimarosa_bio.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário