segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Clube do Imperador...


"A juventude envelhece,
a maturidade é superada,
a ignorância pode ser educada,
a embriaguez passa,
porém a estupidez é eterna."
(O Clube do Imperador)



*O Clube do Imperador (The Emperor's Club), é um filme/drama, lançado no ano de 2002, que conta a história de um professor apaixonado por seu trabalho, que através do estudo de filósofos gregos e romanos quer ensinar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. O fato é que ele tem sua vida modificada após conhecer um novo aluno, com quem inicialmente trava uma guerra de egos e que posteriormente desenvolve uma grande amizade.


Trecho de um comentário sobre o filme baseado na importância da didática na educação
Por Iracema Silva (webartigos.com) - publicado 05/06/2009.

"...O filme vem nos afirmar sobre a importância da didática na educação. Ela é um instrumento que faz com que busquemos soluções para resolver os problemas em nossas salas de aulas. Assim, vem nos despertar para uma real importância de uma educação verdadeira.

Podemos comparar essa escola com a tendência liberal tradicional, pois ela está baseada na mesmice com atividades repetitivas como forma de avaliação com perguntas e respostas e avaliações escritas. Dentre elas, para participar do campeonato os alunos eram obrigados a passar por uma avaliação e só três dos alunos eram classificados injustamente, desclassificar um aluno para classificar Sedgewick. Ele decepciona seu aluno, mas também é decepcionado por Sedgewick.

Acredito que precisamos tomar medidas práticas para assumir nossas responsabilidades para com todos os nossos alunos, não só agora, mas futuramente. É necessário fazer um trabalho diferente em sala de aula, pois todos têm tempos diferentes para aprender.

Não basta haver oportunidade de ingressar alunos nas escolas, é preciso oferecer oportunidade de aprendizagem, pois, a qualidade de ensino é fato determinante para o desempenho dos alunos.

Educar é ampliar horizontes, redefinir metas, aguçar a sensibilidade, e não simplesmente disponibilizar um diploma. Educação nada serve se não puder ser revestida em crescimento e desenvolvimento. Se não resultar em mudança.

Devemos refletir em busca da transformação, nas práticas pedagógicas, principalmente dos trabalhos em grupo, pois a troca de conhecimento é essencial para o crescimento de todo ser humano."


O filme também nos mostra que, o caráter e a personalidade de uma pessoa não são moldados apenas na escola, são moldados desde o nosso berço. E que, as heranças familiares podem interferir "muito" no futuro de uma pessoa.

Por melhor que seja o professor ou a escola, o que de fato fica, são os exemplos (sejam eles bons ou ruins) e o amor que recebemos de nossos pais e/ou familiares.

Silvia Elena


Fontes:
http://www.theemperorsclub.com - (site oficial)
http://www.webartigos.com/articles/19271/1/filme-o-clube-do-imperador/pagina1.html
http://www.adorocinema.com/filmes/emperors-club/

Nenhum comentário:

Postar um comentário