sábado, 5 de setembro de 2009

Notícia - Homens de gelo...



Homens de gelo derretem em ato contra aquecimento global (notícia publicada no último dia 03 - 4ª feira)

Cerca de mil esculturas de gelo feitas pela artista plástica brasileira: Nele Azevedo ficaram expostas, ontem, nas escadarias do Concert Hall, em Berlim, na Alemanha. A artista alerta para as graves consequências que o efeito estufa está causando ao planeta Terra.

A manifestação, patrocinada pela ONG Fundo Mundial para a Natureza, a WWF*, visa chamar a atenção do mundo para o derretimento das calotas polares em razão do aquecimento global. Com o ato, a artista quis mostrar que "se algo não for feito estaremos fadados à fúria da natureza".

Os homens em miniatura foram expostos sob o sol, as esculturas derreteram em meia hora simbolizando o efeito que pode causar ao homem.


Outras informações:

- *WWF - World Wide Fund for Nature é uma das mais conhecidas ONGs ambientalistas do planeta, tendo iniciado suas atividades em 1961, por iniciativa de um grupo de cientistas da Suíça preocupados com a devastação da natureza.

- De acordo com um estudo publicado ontem (03/09) pela WWF, quase 25% da população mundial está ameaçada pelas inundações em consequência do degelo do Ártico.

- Atualmente, o Ártico aquece duas vezes mais rápido do que a Terra, o que constitui uma ameaça a todo o planeta.

- 1 metro ou mais pode subir o nível do mar até 2100, segundo estudo da WWF.

- 40% das emissões de CO2 devem ser reduzidos pelos países industrializados até 2020 para evitar o degelo.

- Antártida: Em meados de agosto, o governo brasileiro aprovou uma verba de financiamento para pesquisas científicas na Antártida da ordem de US$ 7,5 milhões, a maior quantia já destinada para a atividade e mais da metade do que o Brasil já aplicou em ciência desde que criou o Programa Antártico Brasileiro, em 1982. Para o Ministério da Ciência e Tecnologia, que liberou os recursos, o objetivo do financiamento é ampliar o conhecimento sobre os fenômenos ambientais na Antártida e suas influências globais, estimulando a cooperação científica com outros países sul-americanos que tenham programas antárticos.


Fontes:
Jornal O Tempo - online: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1408&IdCanal=7&IdSubCanal=47
Vídeo: http://video.aol.fr/video-search/tag/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário