segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Árvore...



e início da Primavera no Brasil...

Por Silvia Elena

Segundo IBGE Teen, os responsáveis pela primeira comemoração da "Festa das Árvores" foram João Pedro Cardoso e Alberto Leofgren. O evento aconteceu na cidade de Araras (SP), no dia 07/06/1902. Na época, contaram com o apoio das Leis municipais (n° 18 e 19 sancionadas em Fevereiro do mesmo ano). O objetivo era incentivar a plantação e a conservação do meio ambiente (Pois é, não se trata de uma preocupação atual. Há 107 anos, a preocupação com a conservação do meio ambiente já se fazia presente).

Até 1965, o Brasil sempre comemorou nacionalmente o dia da árvore em 21 de Setembro, devido marcar o início da Primavera.

A partir de 24/02/1965, o Presidente da época (Castelo Branco), sancionou o Decreto-Lei 55.795, que separou as comemorações em função das diferenças climáticas brasileiras (início das chuvas e propício ao plantio de sementes).

Portanto, a partir do decreto, o evento passou a ser comemorado tanto na última semana do mês de Março (regiões Norte e Nordeste), quanto na semana iniciada em 21 de Setembro (regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Até hoje, o Dia da Árvore é conhecido nacionalmente como 21 de Setembro, contrariando o decreto de 1965. Há quem diga que é devido ao fato dos livros didáticos e da mídia insistirem na informação de que o dia o 21 de Setembro é o Dia da Árvore.


Fontes:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen
http://www.brasilescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário