domingo, 10 de maio de 2009

Léo e Bia - Oswaldo Montenegro


Léo e Bia é um musical escrito por Oswaldo Montenegro em 1984, conta a história de sete amigos que, em 1973, fazem parte de um grupo que sonha viver de teatro em Brasília.

Considerado um espetáculo que toca temas constantes na vida de jovens de qualquer época e qualquer cidade, com qualquer sonho... Uma história que apaixona jovens e faz adultos relembrarem. Lúdico e seco, cheio de suspense, humor, energia, amizade, paixão, conflito, amor... como a vida.

Abaixo encontra-se o texto falado pela personagem Marina (considerada a personagem mais forte), no avião, quando deixou Brasília, com os amigos, para tentar a carreira no Rio de Janeiro:

“Quando a gente viu Brasília lá em baixo, eu comecei a achar que era mais do que tudo aquela possibilidade de voo.
Eu sentia a dor que o Léo tava sentindo, mas era inevitável achar tudo pequeno. Era céu demais! Era demais!
Eu amava o Léo. Ele sabia disso. Bia, todo mundo sabia. Eu amava a possibilidade do novo.
O Rio me assustava. Eu tinha um medo tão grande. Mas até ter medo era novo.
A gente tinha um tédio lindo, porque era tédio de tudo.
E aí, eu percebi que seria diretora e protagonista do filme da minha vida. E que nós faríamos esse roteiro. E eu não ia permitir que nenhum patrocinador influísse. Não ia mesmo!
Começou o nosso filme! E ele não é bom nem mal. É o nosso filme! Mesmo que doa, é o nosso filme!
E daí por diante nós conduziríamos o barco. E para mim, o caminho era mais lindo que o barco. E muito mais lindo do que qualquer lugar para onde pudesse ir. Valeu Brasília, já fomos!”


Letra da Música: Léo e Bia
Composição: Oswaldo Montenegro

No centro de um planalto vazio
como se fosse em qualquer lugar
como se a vida fosse um perigo
como se houvesse faca no ar
como se fosse urgente e preciso
como é preciso desabafar
qualquer maneira de amar varia
e Léo e Bia souberam amar

Como se não fosse tão longe
Brasília de Belém do Pará
como castelos nascem dos sonhos
pra no real achar seu lugar
como se faz com todo cuidado
a pipa que precisa voar
cuidar de amor exige mestria
e Léo e Bia souberam amar


Fontes de Pesquisa: Textos, entrevistas, vida & obras de Oswaldo Montenegro
Sites:
www.oswaldomontenegro.com.br
www.oficinadosmenestreis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário