domingo, 3 de maio de 2009

A divindade do ser humano...



Diz uma velha lenda hindu que em uma época imemorial todos os seres humanos da Terra eram deuses, mas começaram a pecar e a abusar tanto do divino que Brahma, o deus de todos os deuses, decidiu que a divindade fosse retirada dos seres humanos e escondida em algum lugar onde jamais pudesse ser encontrada.

Um dos deuses disse: "Então vamos enterrá-la profundamente na terra".

Brahma replicou: "Não, o ser humano pode escavar a terra até encontrá-la".

Outro deus disse: "Então vamos jogá-la no oceano mais profundo".

Brahma também não concordou com a ideia: "Não, o ser humano aprenderá a mergulhar e um dia irá encontrá-la".

Um terceiro deus deu a sua sugestão: "Por que não escondê-la na montanha mais alta?"

Brahma então disse: "Não, o ser humano pode escalá-la. Tenho um lugar melhor. Vamos escondê-la no interior do próprio ser humano. Ele nunca vai pensar em procurá-la lá".

(Texto: desconheço o autor)


Divindade...!!! Ao pesquisarmos alguns conceitos sobre divindade encontraremos algumas explicações como:

Divindade são seres superiores à natureza ou aos seres humanos, ou então, é um ser sobrenatural, usualmente com poderes significantes, cultuado, tido como santo, divino ou sagrado, respeitado ou não pelos seres humanos. Ou ainda, as divindades podem ser ou são identificadas como elementos ou fenômenos da natureza, virtudes ou vícios humanos ou ainda atividades inerentes aos seres humanos.

Acredito que no caso da lenda, a divindade ao qual os deuses estavam se referindo era sobre a essência humana, sobre os poderes da personalidade, da consciência, do intelecto, dos desejos e emoções.

Portanto, talvez seja a falta desta divindade que tem feito com que o nosso mundo esteja tão corruptamente desordenado. Além disso, muitos aspectos do cotidiano e valores estão se perdendo, enquanto outros, se acabando.

“É fácil trocar palavras, difícil é interpretar os silêncios!... É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!... É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!... É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor!... É fácil sentir o amor, difícil é conter o seu curso!”

Silvia Elena

Nenhum comentário:

Postar um comentário